skip to Main Content

LeiriaShopping

A Sonae Sierra acaba de se tornar a primeira Empresa da Europa a obter a certificação de Segurança & Saúde na gestão da construção de um centro comercial, de acordo com a norma OHSAS 18001 (referencial de Gestão de Prevenção de Riscos Laborais, desenvolvido por um consórcio internacional de entidades de normalização e de certificação). A certificação do LeiriaShopping vem reforçar o compromisso da Sonae Sierra nesta área, em particular por se tratar da fase de obra, actividade que comporta riscos do ponto de vista da Segurança & Saúde e cujas estatísticas do sector demonstram uma prevalência de acidentes.

Esta certificação reconhece a qualidade do sistema de Segurança & Saúde implementado na gestão da construção do LeiriaShopping, permitindo à organização identificar e controlar os riscos de segurança e saúde existentes na obra, reduzir o potencial de acidentes, contribuir para o cumprimentos das normas de segurança e aumentar a produtividade em geral.

A OHSAS 18001 é uma norma que valida um Sistema de Gestão (assim como a ISO 9001 e ISO 14001) orientado para a Segurança & Saúde no trabalho, servindo como ferramenta que permite às empresas a gestão e o controlo dos seus níveis de desempenho nestas áreas, de acordo com os objectivos, políticas e planos de acção traçados pela própria empresa.

Para a obtenção desta certificação foi essencial o grande envolvimento e consciencialização dos trabalhadores para as questões de Segurança e Saúde, alcançados através da implementação de um sistema “directo” de participação através da consulta sistemática dos trabalhadores na definição de regras de segurança – com a presença dos Representantes dos Trabalhadores para a Segurança nas Reuniões de Segurança e Ambiente – e através de uma caixa de sugestões em obra para acolher as várias propostas.

Os benefícios destas medidas traduziram-se não só ao nível da redução de acidentes e da formação de trabalhadores, mas também ao nível financeiro, com a redução dos custos indirectos relacionados com as condições de Segurança e Higiene no Trabalho nas organizações envolvidas na obra, através da identificação sistemática de oportunidades de melhoria.

A HSA orgulha-se de ser a entidade responsável pelo acompanhamento e implementação em obra, do Sistema de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, agora certificado.

Back To Top